Banana Leather Project
Central Saint Martins
BA Jewelry Design course 2019
O objetivo deste projeto foi criar uma peça em couro.
Ao me questionar como a moda pode ter um impacto em nossa sociedade, comecei a pensar na sustentabilidade como uma das maiores questões no nosso mundo tão insustentável e decidi, então, estabelecer uma conexão entre esse tema, minha peça e minha realidade sociocultural no Brasil.
Considerando o couro animal como um dos fatores da insustentabilidade da indústria da moda, eu queria achar uma alternativa pra ele.
Como o couro vegano também é insustentável (plástico) eu comecei a procurar outras opções como piñatex, couro de cogumelos, couro de Kombucha, etc.
Eu quis usar os órgãos do gado como inspiração pra estética da peça, remetendo a violência e morte (tanto dos animais quanto da própria natureza. Por isso, pensei no couro de Kombucha como a melhor opção, mas não consegui adicionar nem ele e nem nenhuma das outras alternativas.
Esse foi um dos meus desafios: encontrar um material alternativo sem perder o valor estético. Nossa tutora Marlene me sugeriu usar cascas de banana e assim comecei minhas experiências. Eu não sabia aonde elas iriam me levar, não encontrei nenhuma informação sobre isso e esse foi meu segundo desafio.
Fiz vários experimentos ressecando cascas de banana até chegar no resultado desejado. No meio deles consegui retalhos de couro de kombucha do trabalho maravilhoso da @riina.oun que acrescentado à minha peça resultaram no volume e combinação de cores perfeitas (já que as bananas ressecadas são inteiramente pretas).
Consegui vários shapes diferentes, de forma que o desenho da peça final do foi possível quando ela já estava pronta. Isso me deu certa liberdade pra continuar descobrindo novas formas de trabalhar com as cascas de banana enquanto criava a peça.
O resultado final foi um colar com broches, que além de me lembrarem órgãos, possuem uma estética natural e tribal, reunindo todos os meus pensamentos e reflexões em torno da criação dessa peça.